Anvisa suspende venda de sabonete famoso

Reprodução/Pexels

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou recentemente a retirada do sabonete líquido ‘Pérolas do Campo’, da Bloom Perfumaria, em todo o Brasil. A decisão foi tomada após a constatação de que o produto não tinha o registro sanitário obrigatório, fabricado pela empresa Dell Cosméticos Ltda EPP.

 A ação restringe a distribuição, propaganda, comercialização e uso do sabonete. A suspensão aconteceu com a finalidade de proteger os consumidores de possíveis riscos à saúde, já que, sem o selo da Anvisa, não há garantia de o produto é seguro para uso.

“O registro sanitário é a garantia de que o produto passou por análises técnicas e cumpre padrões de segurança. Sem ele, não há como comprovar que o item é seguro para uso humano”, ressaltou a Anvisa em nota oficial.

Ainda segundo o órgão, o produto estava disponível para compra de forma irregular, descumprindo a Lei nº 6.360/1976, que exige o selo de aprovação para cosméticos antes de chegarem aos mercados, farmácias e comércio online.

Repercussão da medida

Até o presente momento, a Bloom Perfumaria e a Dell Cosméticos não se pronunciaram oficialmente sobre a nova determinação; Enquanto isso, a regra entra em vigor, e o sabonete da marca não poderá ser comercializado. A Anvisa é responsável por verificar a origem, qualidade e composição dos produtos, averiguando se é seguro para uso ou não.

Caso já tenha feito uso do produto, o portal Click Petróleo e Gás deu dicas de cuidados para minimizar os possíveis riscos de efeitos colaterais:

  • Pare de usar o produto até que haja comunicação oficial da marca ou da ANVISA sobre devolução ou substituição.
  • Verifique se o produto está listado nos lotes ou versões proibidas. A ANVISA recomenda que os consumidores acompanhem os comunicados.
  • Em caso de reação adversa à pele (irritação, alergia, coceira), procure orientação médica e relate o ocorrido à vigilância sanitária local.
  • Para compras futuras, confira se o produto possui registro sanitário visível no rótulo ou em seu site oficial – esse é um sinal de conformidade com as normas da ANVISA.

Pérolas do Campo

A Dell Cosméticos é uma empresa de pequeno porte e detentora da Bloom Perfumaria, responsável pela comercialização da linha Pérola do Campo, composta por sabonetes, hidratantes, loções corporais, aromatizadores de ambiente e perfumes inspirados em marcas importadas.

A empresa existe desde 2008, e sua sede fica em Araraquara, interior de São Paulo.

Recolhimento dos produtos

Em um Brasil onde o interesse por autocuidado só aumenta, a decisão da Anvisa é essencial para garantir a segurança dos clientes. Atualmente, produtos para cuidados corporais como sabonetes, loções e perfumes fazem parte da lista dos cosméticos mais procurados pelos consumidores. Além disso, as mulheres representam mais da metade desse número.

Reprodução/Pexels

Esse hábito está presente não só nos cuidados estéticos, mas também no cuidado com a própria saúde. Uma pesquisa do DataFolha de julho do ano passado revelou que 86% dos brasileiros praticam autocuidado regularmente e em casa, e possuem medicamentos para aliviar sintomas de pequenos desconfortos como dor de cabeça, azia e febre.

Acesse o Diva da Beleza para mais conteúdos

Lumena Aleluia realiza procedimento estético para o Carnaval 2026

Influenciadores fazem sucesso com maquiagens de Halloween

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *