Reprodução/Natura BR
Uma pesquisa revelou que o Brasil está em terceiro lugar no mercado de beleza e cosméticos do mundo, bem como a indústria da saúde e bem-estar.
Os dados foram coletados em 2021, e apontam que o país também conquistou o terceiro lugar do mundo no ranking de gastos com cosméticos.
O estudo demonstrou que a Avon lidera em vendas, seguida pela Natura, que atualmente é a marca mais forte do país.
Ademais, a área da beleza e estética trazem oportunidades ao empreendedor, uma vez que o setor de maquiagem, por exemplo, aponta para um crescimento exponencial até 2030.
Além disso, o setor de estética movimenta R$48 bilhões anuais, e o mercado de produtos de beleza cresceu cerca de 13% em valor em 2024.
Segundo dados coletados, cerca de 60% dos brasileiros gasta entre R$151,00 a R$350,00 mensais em produtos, e 70% da população não se sente satisfeita com o próprio corpo.
No campo da perfumaria, os perfumes e desodorantes são os produtos mais populares, seguidos por produtos de cabelo e maquiagem.
A beleza no Brasil e no mundo
Assim como no Brasil, o mercado da beleza é vasto e segue em crescimento em países como EUA, China e Japão, que lideram o mercado.
Aqui no Brasil, as taxas de crescimento e consumo só aumentam, impulsionadas pela paixão dos consumidores brasileiros pela beleza e a busca incessante por bons produtos.
Faturamento
É por isso que há um crescimento acima da média global, com vendas totais no país atingindo quase R$160 bilhões no ano de 2023.
Pesquisas apontam que o Brasil é um país com forte lançamento de novos produtos na área, ficando atrás somente da França. Isso porque, além de consumir, o país também inova.
Uma das razões para isso é a biodiversidade rica e as inovações tecnológicas constantes que resultam em produtos inovadores.
Quais são os fatores para todo esse sucesso?
1. Posicionamento dos consumidores
Os consumidores brasileiros estão extremamente preocupados com a beleza.
Isso aquece o mercado, bem como reflete acerca do compromisso do brasileiro com a compra de cosméticos.
2. A beleza é para todos!
Ou seja, há uma demanda por produtos que atendam à diversidade de tons de pele e texturas de cabelo.
3. Busca pelo bem-estar
O compromisso com o bem-estar e autocuidado são dois fatores que têm crescido tanto entre homens quanto mulheres, com dados indicando o início da busca por procedimentos estéticos em fases mais jovens da vida.
4. Facilidade em que os cosméticos chegam em casa
O comércio eletrônico e o e-commerce tem papel fundamental para o crescimento do mercado, impulsionando o acesso e a compra de produtos de beleza.
5. Variedade, qualidade e crescimento do setor de estética
Além do crescimento do setor de beleza, que fatura cerca de R$50 bilhões anualmente, a qualidade dos cosméticos é excelente e a variedade dos produtos é um fator relevante, pois mostra um crescimento robusto e contínuo.
Empresas de excelência do mercado nacional:
Grandes empresas como Natura e o Grupo Boticário desempenham um papel fundamental no mercado brasileiro, consideradas marcas fortes com crescimento consolidado.
Conheça as marcas que já consolidadas no ramo:
Marcas bastantes conhecidas por todos os brasileiros já há muitas décadas se consolidaram e se tornaram gigantes. Veja só:
- Avon
- Natura
- Boticário (Eudora, Quem disse Berenice)
- Unilever
- L’Oréal
No caso da Avon, além ter sido a primeira grande empresa de cosméticos a banir testes em animais, assumiu o posto de marca líder em vendas de maquiagem no país, com mais de 20 milhões de unidades vendidas apenas em 2024.
Além disso, seu modelo de venda direta e a popularidade entre diferentes públicos continuam fazendo da marca uma referência de acesso e volume.
Natura

A Natura também não fica para trás.
Trata-se de uma marca brasileira que nasceu abraçando a nossa biodiversidade.
Presente em sete países da América Latina, além de França, Estados Unidos e Malásia, a rede conta com cerca de 7 mil colaboradores e 2 milhões de consultoras e consultores Natura, bem como fornecedores e parceiros.
O Boticário

O Grupo Boticário é um conglomerado brasileiro de beleza que detém as marcas O Boticário, Eudora e Quem Disse, Berenice?
Contudo, as três marcas têm propósitos e posicionamentos distintos dentro do grupo:
- O Boticário é a marca-líder fundada em 1977,
- A Eudora foca em mulheres que trabalham ou empreendem por meio da venda direta
- A Quem Disse, Berenice? é uma marca de maquiagem com apelo jovem e divertido que também inova, como a integração das suas operações às lojas físicas da marca-líder O Boticário
Unilever

A Unilever é uma multinacional anglo-holandesa que foi criada a partir da fusão da Lever Brothers e da Margarine Unie em 1929.
Atualmente, têm presença global em segmentos como alimentação, cuidados pessoais e produtos de limpeza, e possui em seu portfólio centenas de marcas que não tratam apenas da beleza.
São elas:
- Dove,
- OMO,
- Rexona
- Hellmann’s
- Knorr
- Lux
- Kibon
- Axe
- Magnum e Comfort
- Seda
- Maizena
- Cif
- Tressemé
L’Oréal

Por fim, a L’Oréal foi fundada em 1909 por um químico francês chamado Eugène Schueller.
O pesquisador desenvolveu a primeira tintura capilar segura e eficaz, chamada L’Auréale.
A empresa cresceu a partir da inovação em coloração, o que a fez expandir, em seguida, para outros produtos de beleza.
Em resumo, depois de algum tempo, a L’Oréal se tornou uma marca gigante, sempre trabalhando com base na ciência e inovação.
Para mais conteúdos sobre cosméticos e beleza, acesse o Diva da Beleza