Brasil: O 3º maior mercado de cosméticos do mundo!

Reprodução/Natura BR

Uma pesquisa revelou que o Brasil está em terceiro lugar no mercado de beleza e cosméticos do mundo, bem como a indústria da saúde e bem-estar.

Os dados foram coletados em 2021, e apontam que o país também conquistou o terceiro lugar do mundo no ranking de gastos com cosméticos.

O estudo demonstrou que a Avon lidera em vendas, seguida pela Natura, que atualmente é a marca mais forte do país.

Ademais, a área da beleza e estética trazem oportunidades ao empreendedor, uma vez que o setor de maquiagem, por exemplo, aponta para um crescimento exponencial até 2030.

Além disso, o setor de estética movimenta R$48 bilhões anuais, e o mercado de produtos de beleza cresceu cerca de 13% em valor em 2024.

Segundo dados coletados, cerca de 60% dos brasileiros gasta entre R$151,00 a R$350,00 mensais em produtos, e 70% da população não se sente satisfeita com o próprio corpo.

No campo da perfumaria, os perfumes e desodorantes são os produtos mais populares, seguidos por produtos de cabelo e maquiagem.

A beleza no Brasil e no mundo

Assim como no Brasil, o mercado da beleza é vasto e segue em crescimento em países como EUA, China e Japão, que lideram o mercado.

Aqui no Brasil, as taxas de crescimento e consumo só aumentam, impulsionadas pela paixão dos consumidores brasileiros pela beleza e a busca incessante por bons produtos.

Faturamento

É por isso que há um crescimento acima da média global, com vendas totais no país atingindo quase R$160 bilhões no ano de 2023.

Pesquisas apontam que o Brasil é um país com forte lançamento de novos produtos na área, ficando atrás somente da França. Isso porque, além de consumir, o país também inova.

Uma das razões para isso é a biodiversidade rica e as inovações tecnológicas constantes que resultam em produtos inovadores.

Quais são os fatores para todo esse sucesso?

1. Posicionamento dos consumidores

Os consumidores brasileiros estão extremamente preocupados com a beleza.

Isso aquece o mercado, bem como reflete acerca do compromisso do brasileiro com a compra de cosméticos.

2. A beleza é para todos!

Ou seja, há uma demanda por produtos que atendam à diversidade de tons de pele e texturas de cabelo.

3. Busca pelo bem-estar

O compromisso com o bem-estar e autocuidado são dois fatores que têm crescido tanto entre homens quanto mulheres, com dados indicando o início da busca por procedimentos estéticos em fases mais jovens da vida.

4. Facilidade em que os cosméticos chegam em casa

O comércio eletrônico e o e-commerce tem papel fundamental para o crescimento do mercado, impulsionando o acesso e a compra de produtos de beleza.

5. Variedade, qualidade e crescimento do setor de estética

Além do crescimento do setor de beleza, que fatura cerca de R$50 bilhões anualmente, a qualidade dos cosméticos é excelente e a variedade dos produtos é um fator relevante, pois mostra um crescimento robusto e contínuo.

Empresas de excelência do mercado nacional:

Grandes empresas como Natura e o Grupo Boticário desempenham um papel fundamental no mercado brasileiro, consideradas marcas fortes com crescimento consolidado.

Conheça as marcas que já consolidadas no ramo:

Marcas bastantes conhecidas por todos os brasileiros já há muitas décadas se consolidaram e se tornaram gigantes. Veja só:

  • Avon
  • Natura
  • Boticário (Eudora, Quem disse Berenice)
  • Unilever
  • L’Oréal

No caso da Avon, além ter sido a primeira grande empresa de cosméticos a banir testes em animais, assumiu o posto de marca líder em vendas de maquiagem no país, com mais de 20 milhões de unidades vendidas apenas em 2024.

Além disso, seu modelo de venda direta e a popularidade entre diferentes públicos continuam fazendo da marca uma referência de acesso e volume.

Natura

Reprodução/Natura BR

A Natura também não fica para trás.

Trata-se de uma marca brasileira que nasceu abraçando a nossa biodiversidade.

Presente em sete países da América Latina, além de França, Estados Unidos e Malásia, a rede conta com cerca de 7 mil colaboradores e 2 milhões de consultoras e consultores Natura, bem como fornecedores e parceiros.

O Boticário

Reprodução/ O Boticário

O Grupo Boticário é um conglomerado brasileiro de beleza que detém as marcas O Boticário, Eudora e Quem Disse, Berenice?

Contudo, as três marcas têm propósitos e posicionamentos distintos dentro do grupo:

  • O Boticário é a marca-líder fundada em 1977,
  • A Eudora foca em mulheres que trabalham ou empreendem por meio da venda direta
  • A Quem Disse, Berenice? é uma marca de maquiagem com apelo jovem e divertido que também inova, como a integração das suas operações às lojas físicas da marca-líder O Boticário

Unilever

Beleza
Reprodução/Unilever

A Unilever é uma multinacional anglo-holandesa que foi criada a partir da fusão da Lever Brothers e da Margarine Unie em 1929.

Atualmente, têm presença global em segmentos como alimentação, cuidados pessoais e produtos de limpeza, e possui em seu portfólio centenas de marcas que não tratam apenas da beleza.

São elas:

  • Dove,
  • OMO,
  • Rexona
  • Hellmann’s
  • Knorr
  • Lux
  • Kibon
  • Axe
  • Magnum e Comfort
  • Seda
  • Maizena
  • Cif
  • Tressemé

L’Oréal

Reprodução/ L’Oréal Paris

Por fim, a L’Oréal foi fundada em 1909 por um químico francês chamado Eugène Schueller.

O pesquisador desenvolveu a primeira tintura capilar segura e eficaz, chamada L’Auréale.

A empresa cresceu a partir da inovação em coloração, o que a fez expandir, em seguida, para outros produtos de beleza.

Em resumo, depois de algum tempo, a L’Oréal se tornou uma marca gigante, sempre trabalhando com base na ciência e inovação.

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Uma relação intrigante, mas que dá certo: Beleza, Saúde e Bem-Estar

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