Reprodução/Pexels
Recentemente, noticiamos no Diva da Beleza a proibição das unhas de gel na Europa. A decisão foi tomada após os órgãos oficiais do país constatarem que as unhas continham um componente denominado como TPO – Óxido de Trimetilbenzoil Difenilfosfina e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), fotoiniciadores reagentes ao led e responsáveis pelo endurecimento do esmalte.
No entanto, a fiscalização confirmou que a substância é capaz de causar câncer e mudanças no DNA humano, causando doenças como cranco, por exemplo. Além disso, o TPO favorece a proliferação de bactérias como a Pseudomonas, e causa também o enfraquecimento das unhas naturais.
A proibição das substâncias no Brasil
Por aqui, a Anvisa já aderiu à regra, proibindo a utilização dessa substância nas esmaltações em gel. A medida estabelece que o procedimento não utilize o TPO ou DMPT. Algo importante a destacar é que a regra não fica restrita apenas às unhas em gel. As substâncias foram proíbidas em cosméticos, perfumes e artigos de higiene pessoal.

“Com a decisão, o Brasil se alinha aos padrões de segurança da União Europeia, que também baniu recentemente esses ingredientes. A medida impede que produtos considerados inseguros em outros países sejam comercializados aqui. A proibição das duas substâncias se aplica a qualquer produto cosmético”, diz a agência em nota.
(Depoimento no Jornal Ibiá).
Como identificar as substâncias proibidas; Saiba mais
Na compra de um cosmético, é importante verificar a composição e a lista de ingredientes do produto. Contudo, os componentes podem aparecer com outros nomes, confira:
Nomes alternativos do TPO (CAS nº 75980-60-8):
- Diphenyl (2,4,6-trimethylbenzoyl) phosphine oxide
- Trimethylbenzoyl diphenylphosphine oxide
- Óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina
- Phosphine oxide, diphenyl(2,4,6-trimethylbenzoyl)
- 2,4,6-Trimethylbenzoyldiphenylphosphine oxide
- (Diphenylphosphoryl)(2,4,6-trimethylphenyl)methanone
- (Diphenylphosphoryl)(mesityl)methanone
Nomes alternativos do DMPT (CAS nº 99-97-8):
- N,N-dimethyl-p-toluidine
- Dimethyltolylamine
- Dimetil-4-toluidina
- N,N-dimetil-p-toluidina
- 4-methyl-N,N-dimethylaniline
- 4-Dimethylaminotoluene
A Anvisa deu prazo de cerca de 90 dias para que os salões e empresas retirem os itens com esses componentes. Ademais, é importante que os clientes realizem o procedimento sempre nos salões de beleza e com manicures e especialistas em beleza e cosméticos.
Também em setembro, o Diva listou como funciona o passo a passo da aplicação, para que os consumidores saibam como funciona:
- Primeiro, a manicure deve lixar as unhas para permitir uma boa fixação do gel.
- Em seguida, aplica um primer específico para unhas, que serve para impedir o levantamento da unha.
- Agora, começa o processo de aplicar a primeira camada de esmalte em gel na cor desejada.
- Após isso, as unhas são levadas para a cabine de luz por 60 segundos, para que sequem bem.
- Mais uma camada de esmalte é aplicada e levada novamente para a cabine.
- Depois, aplica-se um top coat para trazer finalização, proteção e brilho às unhas.

As unhas duram cerca de 2 a 3 semanas, mas podem durar mais tempo se receberem os cuidados necessários. Não se esqueça – nunca retire as unhas sozinho(a) em casa. A medida é importante para garantir um procedimento seguro e de acordo com as regras da Anvisa
Para mais notícias de beleza, moda e estilo, acesse o Diva da Beleza