Reprodução/Dove
A Dove, uma das marcas líderes em cosméticos para pele e cabelo, lançou uma nova campanha de empoderamento feminino por meio do Projeto Autoestima, lançado em 2004. O objetivo da ação é mudar a forma como as pessoas elogiam as meninas.
Sob o slogan “Mude o elogio”, a marca divulgou conteúdos educativos sobre o assunto, explicando o motivo pelo qual a sociedade deve mudar a forma como elogia as jovens.
Em seu site oficial, a Dove incentiva elogios que vão além da aparência. Dizer que uma menina é forte, gentil ou criativa, por exemplo, reforça uma autoimagem positiva, tirando o foco da aparência e beleza física.
O problema não está em elogiar a aparência, mas sim, no ato de falar somente sobre ela.
Segundo um artigo da Fundação Carlos Chagas, de Ivana Simili, Professora de Metodologia da Pesquisa da Universidade Estadual de Maringá e Michely de Souza, Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição, as meninas recebem estímulos da família e da mídia para praticar rotinas de embelezamento.
Dietas, skincare, consumo de cremes e maquiagens, procedimentos de beleza em salões e a compra recorrente de roupas está no dia a dia destas jovens.
O estudo cita ainda a criação da boneca Barbie em 1959, período no qual a cultura de embelezamento passava por grandes transformações.
Segundo a pesquisa, a Mattel classificou a Barbie como a “modelo de moda adolescente”. Além disso, as redes sociais desempenham hoje um papel significativo na imposição de padrões de beleza. As rotinas de beleza estão começando cada vez mais cedo.
As prioridades dessas garotas não são mais os brinquedos. Atualmente, buscam pelos melhores produtos de pele, cabelo, e até mesmo uma pequena lista de procedimentos estéticos que pretendem fazer no futuro.
A campanha

O Projeto Autoestima tem como objetivo mudar a forma como as meninas se enxergam e proporcionar conteúdo educativo sobre o assunto, conscientizando o público.
Segundo a gigante dos cosméticos, oito em cada dez meninas deixam de participar de atividades do cotidiano por conta da aparência.
Em 2004, a Dove começou a trabalhar com especialistas da área de imagem corporal, oferecendo ferramentas educativas para pais, professores e outros líderes de grupos de jovens, além de ter firmado uma parceria com a Associação Mundial de Guias e Escoteiras.
No site da Dove, foram divulgados artigos sobre temas importantes dentro do universo da beleza. Lá, os leitores podem se informar sobre dicas de como lidar com cabelos crespos, cronograma capilar e outros conteúdos.
Fazendo jus à proposta, a marca não ficou somente nas dicas de beleza. O foco da Dove é transmitir uma mensagem de empoderamento às meninas. O artigo “Dove pela Beleza Real”, traz relatos de mulheres de idades variadas sobre suas experiências.
“Eu aprendi que a beleza vem do coração, e se trata da gentileza. A cor da sua pele ou a textura não faz você bonita, o que te faz bonita é sorrir com o coração.” – Anissa, em depoimento à Dove.
“Beleza verdadeira para mim significa sair pela porta com o sorriso no seu rosto e se desafiar a fazer coisas que você pensou que não podia” – Depoimento de Cammy.