Já há algum tempo, fragrâncias se transformaram em produtos projetados para perfumar um espaço, criando uma atmosfera agradável e mascarando odores desagradáveis.
Essas maravilhas são possíveis de encontrar em diferentes formas, como velas, difusores, sprays e muito mais.
Por que um aroma bem gostoso em casa é tão importante?
Segundo especialistas, a maioria dos nossos sentidos são subestimados, restando ao olfato, na verdade, desempenhar um papel essencial em nosso bem-estar, humor e até mesmo função cognitiva. Impressionante.
Certo é que fragrâncias fornecem muito mais do que um odor agradável; elas também evocam sentimentos mediante memórias associadas a cada nota.
Por que isso acontece?
O cérebro usa aromas para unir várias reminiscências – seja ligando o cheiro de canela com os feriados festivos, ou o aroma fresco de peônia com o jardim dos avós.
Vamos fazer aqui uma breve análise sobre fragrâncias
Por que usar fragrâncias em ambientes domésticos ou de trabalho?
Na verdade, as fragrâncias, tanto para o ambiente doméstico como o familiar, são usadas para melhorar a sala, o cômodo ou casa, tornando-o mais acolhedor e confortável.
Quais são os tipos mais usados?
- Velas: As velas perfumadas são uma escolha popular, oferecendo uma fragrância quente e convidativa.
- Difusores: Difusores, incluindo os difusores de palheta e difusores elétricos, são ótimos, porque liberam fragrância no ar por um longo período de tempo.
- Sprays: Além de fornecerem ao ambiente a fragrância de maneira rápida e fácil, eles também refrescam o espaço.
Outros tipos de produtos
Outras opções incluem sachês perfumados e até óleos essenciais usados em conjunto com difusores.
Quais são os benefícios do uso de fragrâncias nos ambientes?
- Melhora demais o humor
Por incrível que pareça, há certos aromas que podem ter um efeito calmante ou revigorante, influenciando positivamente no humor.
- Mascaramento de odores
As fragrâncias caseiras geralmente são usadas também para mascarar efetivamente odores desagradáveis, como os de cozinha, animais de estimação ou ar viciado.
- Assinatura olfativa
Ao escolher fragrâncias específicas ou de preferência particular, fica criada uma personalização ou uma assinatura olfativa.
Nesse sentido, é possível ouvir comentários como:
“Seu consultório tem um cheirinho tão gostoso” ou “Adoro entrar na sua casa e sentir esse perfume tão suave.”
O que se pode considerar
- Preferência de fragrância
É bom sempre selecionarmos aromas que agradam os membros da família.
- Tamanho do cômodo
Devemos considerar o tamanho do cômodo ao escolher um produto de fragrância, pois cômodos menores podem exigir menos fragrância.
- Natural vs Sintético
Algumas pessoas preferem fragrâncias naturais, enquanto outras não se importam com aromas sintéticos.
Como as fragrâncias são usadas hoje
Já se foram os dias em que fragrâncias caseiras significavam apenas borrifar aromas artificiais pela casa, a fim de mascarar odores.
Hoje em dia, as fragrâncias caseiras fazem parte da decoração da casa tanto quanto qualquer peça, mobília ou arte.
Os especialistas dizem que o olfato deve ser usado como uma maneira de criar o tom que se espera de um ambiente.
Por exemplo, o nosso olfato é capaz de identificar um bom aroma facilmente, até perceber de que se trata de uma fragrância criada e de uma fragrância natural.
Isso acontece com o uso de difusores eletrônicos que, geralmente, estão associados à percepção de fragrâncias mais alcoólicas.
O toque final
Costumamos usar nosso espaço da maneira mais confortável possível e, por essa razão, queremos projetar um clima particular.
No momento em que definimos o tom de um ambiente e selecionamos cada peça de mobília, luz e artefato ao redor dele, pensamos naturalmente em harmonizar o ambiente com um aroma suave.
E escolher um aroma exclusivo pode, de fato, ser o toque final que completa a decoração.
Qual é a melhor fragrância, qual é o melhor dispositivo?
Com várias fragrâncias disponíveis no mercado, pode ser confuso entender qual dispositivo funciona melhor para qual ambiente.
Usar o produto correto no espaço correto pode aumentar muito a eficácia da fragrância.
Seguem aqui alguns tipos de fragrâncias bem adequadas
- Difusores de palheta
Óleos essenciais naturais ou sintéticos são absorvidos por difusores de palheta mantidos dentro de potes de vidro. Ou seja, as palhetas, dessa forma, liberam melhor a fragrância no ambiente.
Um difusor de palheta de alta qualidade levará cerca de uma hora para liberar o cheiro no ar e durará alguns meses, desde que seja virado de cabeça para baixo a cada semana ou mais.
Caso o difusor de palheta esteja perto de uma corrente de ar, isso ajudará a liberar fragrância por um espaço maior.
O alcance desses difusores não é grande, contudo eles emitem um aroma consistente, mas sutil, tornando-se ideal para salas menores e lavabos, e os difusores a base de junco são ideais para quartos.
- Queimadores de óleo/difusores de velas
Eles usam a chama da vela ou a própria vela para espalhar o aroma em um cômodo.
O alcance desses queimadores é bom e, se colocados em pontos estratégicos em um cômodo, eles podem ajudar um espaço grande, como uma sala de estar formal, a ficar perfumado em cerca de 10 a 15 minutos.
Especialistas concordam que queimadores de óleo e velas funcionam melhor para a sala de estar, com luz bruxuleante, bem como serem sempre uma ótima maneira de realçar os cantos.
Ressaltamos também que, como envolve uma chama, é aconselhável mantê-la fora do alcance de crianças e animais de estimação.
Uma desvantagem dos evaporadores de óleo é que a vela e o óleo precisam ser substituídos com frequência.
Disponíveis em uma infinidade de designs, eles também podem ser usados para adicionar à estética geral de um cômodo.
- Velas
Além de adicionar charme a qualquer ambiente em que sejam introduzidas, as velas são uma das maneiras mais antiga e eficaz de fazer uma casa cheirar bem.
O mercado está repleto de velas perfumadas, desde opções mais baratas, feitas de parafina e outros produtos de petróleo, até velas de soja e cera de abelha de alta qualidade.
Dependendo do tamanho do cômodo, podemos colocar quantas velas perfumadas quiser para que a quantidade certa de fragrância envolva o espaço de forma agradável.
Uma vez acesa, uma vela de qualidade leva uma hora para espalhar a fragrância, a qual permanecerá por mais uma hora ou mais, até que todas sejam apagadas.
Dada sua natureza inflamável, é necessário colocá-las cuidadosamente em locais seguros ao redor do cômodo.
E, atenção: as velas não apenas removem o mau odor, mas também adicionam fragrância e ajudam na iluminação.
Desse modo, ao usar velas, na verdade também se define o tom em termos de fazer o espaço parecer luxuoso, romântico, vintage, ao mesmo tempo em que oferece a sensação confortável ao ambiente.
- Sprays
Trata-se de um dos métodos mais populares de infundir aroma num ambiente. Os sprays, em névoas ou latas, funcionam melhor em ambientes com ventilação adequada.
Isso porque eles funcionam efetivamente para mascarar outros odores na casa, por exemplo, de comida, de animais de estimação ou do banheiro.
Quanto mais forte o cheiro que desejamos eliminar de um espaço, maior o número de sprays. A maior vantagem dos sprays é que funcionam imediatamente. As névoas tendem a ficar no ar por mais tempo do que os sprays pressurizados.
Dica: a melhor maneira de usarmos os sprays é sempre usá-los como a primeira camada para eliminar quaisquer cheiros indesejados e, em seguida, usar outros dispositivos, como velas ou evaporadores de óleo para sustentar a fragrância.
- Incensos em bastão e cones
Geralmente associados a cerimônias e a eventos religiosos, os incensos em bastões e cones são uma maneira muito eficaz de um aroma permear os cantos mais remotos de nossa casa. Isso, é claro, se for possível “aguentar a fumaça”.
O incenso funciona melhor em cômodos com boa ventilação. Um incenso em bastão ou cone de alta qualidade pode queimar por até uma hora e deixar um aroma persistente depois.
Para qualquer caso, podemos fazer uma combinação bem legal de aromas, a fim de criar uma fragrância particular e única para a casa ou simplesmente escolher uma fragrância exclusiva.
- Difusores plug-in
Esse tipo de difusor, funciona com o mesmo princípio dos queimadores de óleo, ou seja, o de usar calor para ajudar a liberar o aroma no ar.
A exceção fica para a chama que é substituída por um plugue que usa eletricidade para aquecer o óleo.
O tempo de espera para esses difusores é de cerca de 5 a 10 minutos, a partir do momento em que se conecta e, assim, eles funcionam bem em salas de estar, salas de jantar e até mesmo no escritório.
Tudo o que eles exigem é um ponto de plugue e óleos essenciais de sua preferência que precisam ser recarregados regularmente.
Algumas dicas importantes
- As fragrâncias para ambientes são seguras?
Embora a maioria das pessoas possa tolerar a exposição ocasional a purificadores de ar e desodorizantes em baixas concentrações, pessoas com alergias ou asma podem ter irritação nos olhos e na garganta, dores de cabeça ou até mesmo um ataque de asma.
- Qual é a diferença entre fragrância e fragrância natural?
Os cheiros naturais se originam de plantas ou animais, enquanto as fragrâncias sintéticas são criadas em laboratórios.
Os aromas naturais são ambientalmente benignos, mas os aromas sintéticos fornecem maior diversidade e são menos caros.
Algumas pessoas preferem aromas naturais devido a potenciais problemas de saúde com componentes sintéticos.
- O que é fragrância 100% natural?
De acordo com o padrão ISO, uma fragrância totalmente natural não deve conter nenhum ingrediente sintético ou fragrâncias sintéticas.
Isso significa que todos os ingredientes usados na produção da fragrância devem ser derivados de fontes naturais, e nenhum material sintético pode ser usado na formulação.