Reprodução/Unsplash / Kate Trysh
A H&M, gigante da moda sueca, chegou ao Brasil em 23 de agosto, inaugurando sua primeira loja no Shopping Iguatemi, em São Paulo, e sua loja online. Em 04 de setembro, mais uma loja da rede chegou ao Shopping Anália Franco, na zona leste da capital paulista.
A varejista vende roupas femininas, masculinas e infantis para todas as ocasiões, além de comercializar acessórios e produtos de beleza. Após a abertura das lojas em São Paulo, o grupo revelou à imprensa que pretende abrir unidades no Nordeste, e as primeiras lojas da região ficarão em dois shoppings em Fortaleza.
A iniciativa vem da Allos, formada pela junção entre a Aliansce Sonae e a brMalls. É considerada uma das maiores administradoras de shoppings do Brasil. No entanto, a abertura das lojas depende de grande espaços para funcionar, e é por isso que a inauguração pode levar mais tempo.
Em setembro, o grupo também anunciou a chegada de mais quatro lojas no Brasil em 2026, nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Sorocaba.
Mas a marca não pode manter os preços acessíveis, por conta dos tributos e taxas de importação, como explicou Claudia Buhamra, professora da Universidade Federal do Ceará, ao Diário do Nordeste:
“O consumidor que viaja para o exterior e compra na H&M consegue fazer uma referência muito rápida de que, aqui, pode estar pagando um pouco mais. Mas imagino que a maioria das pessoas não tenha essa referência.”
“A H&M deve dividir mercado com C&A, Renner e Riachuello. Se a marca conseguir cominar um produto bom, preço acessível e uma boa experiência de loja, com certeza será mais um grande player que conquistará uma boa parcela do mercado brasileiro” – completa.
Conheça a H&M, gigante varejista

Além do Brasil, a H&M está presente em outros 77 países. A rede surgiu graças à Erling Persson, que começou a vender roupas a preços acessíveis para mulheres. O empreendedor nasceu em Borlänge, na Suécia. Primeiramente, começou a trabalhar como vendedor, e continuou a se especializar no ramo, abrindo sua própria marca.
Posteriormente, se mudou para Estocolmo, e fez uma viagem para os Estados Unidos, onde viu pela primeira vez as enormes lojas de departamento. Em 1947, criou a loja ‘Hennes’, com roupas mais em conta, mas que não abriam mão da qualidade.
O criador da franquia permaneceu como chefe até os 65 anos, e faleceu em 2002. Atualmente, seu neto Karl-Johan Persson é o presidente da empresa.
(Dados do Portal Empresas & Negócios)