Reprodução/Pexels
O mês de outubro chega aquecendo o comércio com as fantasias, decorações e adereços em comemoração ao Halloween.
E é claro que o setor de beleza não fica de fora. Nas redes, os influenciadores fazem sucesso com maquiagens temáticas e assustadoras perfeitas para a data.
Ana Gabriela Veloso Berto, por exemplo, decidiu fazer uma maquiagem diferente a cada dia do mês. Segundo a influencer, as maquiagens originais foram as que mais se destacaram em seu perfil. Uma maquiagem que simula uma boca rasgada foi a mais popular da artista, alcançando cerca de 1,4 milhões de visualizações no Tik Tok.

No entanto, é preciso ter paciência, já que as produções levam em média até cinco horas para ficarem prontas. “Várias maquiagens minhas já chegaram a dez horas de produção, como o Ronald McDonald de terror, o Pin Head, alguns dos meus palhaços mais virais e uma caveira feita todinha com strass colados um de cada vez”, conta.
Trabalho artístico
“O público está pesquisando, buscando referências, salvando ideias, e o algoritmo passa a entregar cada vez mais vezes esse tipo de conteúdo. Consequentemente acabo ganhando mais seguidores também”, revela. Ela conta que, em comparação com o mês de setembro, o seu perfil recebeu 80% mais visualizações.
Lívia Nhezoto, famosa por suas dicas de maquiagem, decidiu fazer uma caracterização mais simples. A influenciadora fez uma maquiagem inspirada em aranhas, que somou mais de 400 mil visualizações, ensinando maquiagens com tampinhas e palitos de dente.

Falando em Halloween, a Avon, uma das líderes em cosméticos brasileiros, também entrou para a trend. Para este mês, a marca criou a campanha “linda de morrer”, que incentivou os internautas a desenvolver maquiagens de Halloween com filtros interativos no Tik Tok.
Além disso, o influenciador Gustax fez uma maquiagem inspirada na personagem “A Freira”, e tirou risadas dos seguidores ao fingir que ia até a portaria do prédio buscar uma encomenda caracterizado. Ainda em outubro, o criador de conteúdo fez maquiagens inspiradas em palhaços e gatos.
Em suma, dados da Popmark estimaram que, este ano, o Brasil deveria alcançar a marca de R$3,9 bilhões no Brasil, registrando um crescimento de 4% em relação ao ano passado. Por isso, o Halloween tornou-se a data mais importante para o setor de fantasias, artigos decorativos e produtos para pele, aumentando também o faturamento de profissionais que trabalham com maquiagens artísticas.
(Fonte das entrevistas – Pequenas Empresas & Grandes Negócios)