Juliana Paes comenta sobre sintomas da perimenopausa

Reprodução/Globo

Juliana Paes revelou a Revista Quem que já está experimentando os sintomas da perimenopausa – período de transição entre o fim da vida reprodutiva da mulher e o ínicio da menopausa. Os sintomas principais envolvem menstruação irregular, ondas de calor e mudanças de humor. A atriz também concedeu uma entrevista ao canal no Youtube de Thais Fersoza, comentando sobre o sintoma que mais lhe deixa apreensiva.

“Já estou experimentando coisas que têm a ver com perimenopausa”, disse Juliana. “Um dos sintomas… A gente sabe que existe, é uma névoa mental. Como eu ainda não entrei na menopausa em si, são episódios muito esporádicos, né? Mas que eu já falo: ‘cara, hoje eu estou muito avoada, sabe? Não estou conseguindo concatenar… Pô, estou demorando para fazer uma coisa que é simples'” – afirmou.

“Isso me dá uma angústia muito grande. Eu tenho muito medo. E sei que, óbvio, não precisa ficar doente para não estar assim. A gente vai envelhecendo e vai perdendo mesmo aquela coisa tenaz. O tempo é outro. E é sábio, né? O nosso corpo e a natureza sabem isso” – completou a artista.

Além disso, a Quem ressalta que, de acordo com especialistas, essa “névoa mental” é muito comum na perimenopausa, deixando sintomas como esquecimento, dificuldade de concentração e esquecimento de palavras mais evidentes, provocadas pelas mudanças hormonais e queda na produção de estrogênio.

Dicas dos especialistas – lidando com os principais sintomas da perimenopausa

Reprodução/Pexels

Segundo informações da endocrinologista Suzana Vieira, as ondas de calor são considerados um dos sintomas mais graves da condição, já que não causa somente um calor repentino no organismo, mas também manchas avermelhadas na parte superior do corpo. Ela afirma que este sintoma pode durar de 4 a 5 anos, mas algumas mulheres podem lidar com as ondas de calor por até dez anos. A terapia hormonal é a mais indicada para tratar o problema.

Geniturinário

O geniturinário consiste na atrofia na Vulva, causando o estreitamento vaginal e diminuição da lubrificação natural do corpo, além de poder causar incontinência urinária. Aqui, o tratamento com estrógeno alivia a maioria dos sintomas, exceto a incontinência urinária.

Mudanças de humor

Por fim, as mudanças de humor podem levar ao desenvolvimento de distúrbios como depressão e ansiedade. Em suma, os especialistas recomendam a prática de exercícios regulares, acompanhamento terapêutico, terapia alternativa (meditação, acupuntura, massagem), alimentação balanceada e, nos casos mais difíceis, procurar um especialista em saúde mental e iniciar tratamento com remédios prescritos.

Acesse o Diva da Beleza para mais notícias

Um novo mercado de consumo masculino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *