Reprodução/Instagram @kamada_karim
Karim Kamada, de 51 anos, sofreu consequências graves após realizar um procedimento estético com enzimas para reduzir celulite e gordura localizada, em uma clínica em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.
A modelo relatou dores intensas, vermelhidão na pele, febre, inflamação grave, nódulos e necrose nas pernas e glúteos. Após os sintomas, Karim decidiu fazer uma denúncia. Ela disse que conheceu a clínica de Vanderléia de Fátima Andrade Santos, de 46 anos, por meio de uma postagem online.
“Optei por um procedimento estético com caneta pressurizada com enzimas, vendido como seguro e sem riscos.” – explicou Karim ao Portal G1.
“Após algumas sessões, começaram a surgir dores intensas, vermelhidão e febre local. Mesmo relatando os sintomas, a profissional afirmava que era normal” – completou.
Por fim, a clínica acabou sendo interditada pela Vigilância Sanitária do Município, além de estar sendo investigada pela Polícia Civil. O G1 tenta contato com a dona do estabelecimento desde o último dia 28, mas não obteve resposta até então.

As consequências do procedimento
A moça realizou o procedimento estético em maio deste ano, mas sofre até hoje com os sintomas. Karim vem sentindo dores na coxa direita e sangramento no local.
Além disso, a Vigilância Sanitária confirmou que Vanderléia não apresentou a documentação que comprove formação para exercer a profissão. Karim já passou por duas cirurgias, mas continua em processo de recuperação e cicatrização dos pontos.
O G1 divulgou, ainda, a lista de procedimentos realizados por Vanderléia de Fátima Andrade Santos, segundo suas redes sociais;
- drenagem tailandesa
- massagem modeladora
- drenagem linfática
- massagem relaxante
- massagem relaxante com pedras quentes
- massagem localizada
- massagem funcional
- tratamento facial completo
- massagem somática
- massagem 360
- detox corporal
- lipocavitação
- aplicação de colágeno, enzimas e todos os injetáveis
- bioestimuladores corporais
- radiofrequência corporal e facial
Mas essa não é a primeira vez que a clínica recebe uma denúncia. No final de julho, A Vigilância Sanitária interditou o local após constatar que a profissional não possuía o alvará de funcionamento. Em setembro, receberam nova denúncia informando que a instituição ainda estava funcionando.
Como funciona a caneta enzimática?
A caneta é um dispositivo que empurra substâncias para pele utilizando somente a pressão. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os componentes devem ser aplicados por médicos especializados na função, com produto aprovado.
