Classificação com base nas notas de fragrância
No post anterior, fizemos uma breve introdução à classificação de perfumes, em relação à sua intensidade.
No post de hoje, vamos continuar com a classificação, contudo em relação às famílias de fragrâncias que são categorias de aromas que compartilham características semelhantes. Esse tipo de classificação é feito com base nessas famílias para ajudar as pessoas a entender o tipo de fragrância.
Muitas vezes, compramos ou ganhamos perfumes que simplesmente amamos, no entanto, sentimos demasiado a fragrância, mas temos dificuldade a nos remeter à qual flor, a qual ingrediente, ou melhor, qual foi a riqueza de combinação criada para aquele aroma indescritível. Bem-vindo ao nosso universo completamente perfumado
Conheça as quatro principais famílias de fragrâncias
1. Floral
Fragrâncias florais são alguns dos tipos mais populares e comuns de perfumes. Os perfumes florais podem variar de leves e frescos a profundos e complexos, tornando-os adequados para uso diário e ocasiões especiais.
As notas de fragrância são o ylang-ylang, as rosas frescas, o atalcado e amendoado do heliotrópio, a tuberosa, o osmanthus, magnólia e lavanda. Além de muitas das flores são obtidas por meio de fontes naturais, como a rosa e jasmim, outras se recusam a produzir seu aroma essencial, ou o rendimento é tão pequeno que replicar é a melhor forma de obter o aroma.
Há flores que são normalmente reconstruídas em laboratório por meio de diversas moléculas sintéticas, como as frésia, peônia, lírio-do-vale, mimosa, heliotrópio, violeta (na maioria das vezes), junquilho, narciso, jacinto, dentre outras.
É sabido que os aromas florais oferecem um toque romântico e frequentemente feminino a uma composição. Isso aumenta a sensação de beleza natural. As flores desempenham um papel importante na família das fragrâncias florais, contudo entram em quase todas as composições de perfumes de uma forma ou de outra.
Características perfumes florais
- Florais frutais que é uma combinação de flores com frutas, como pêssego, kiwi e lichia.
- Florais orientais: combinação de flores com ingredientes adocicados.
- Mono florais: fragrâncias que representam um perfume específico, como flor de laranjeira ou rosa damacena.
Algumas notas florais que se destacam na perfumaria são:
- Rosa: é a rainha das flores.
- Jasmim: tal como um abraço perfumado para os sentidos.
- Lírio: que representa elegância e sofisticação.
- Lavanda: que oferece frescor e relaxamento.
- Iris: por ser um ingrediente caro, que vem do bulbo da flor e demora até 3 anos para se desenvolver.

2. Notas orientais
Fragrâncias orientais geralmente incluem notas picantes, doces e levemente almiscaradas que incluem ingredientes como baunilha, âmbar e especiarias como canela e cravo.
Os perfumes orientais são mais intensos e geralmente são mais adequados ao uso noturno.
Como são exóticos, as fragrâncias são muito conhecidas pelas suas composições sensuais e multicamadas.
Principais características
Notas: Baunilha, canela, noz-moscada, patchouli, âmbar, íris, jasmim. orquídea, flor de laranjeira, bergamota, limão, sândalo, almíscar, olíbano.
- Notas de base: baunilha, madeiras, oud, âmbar, resinas exóticas e almíscares.
- Notas de coração: florais ricos como jasmim e rosa.
- Perfil do perfume: âmbar, balsâmico, atalcado.

3. Notas amadeiradas
Fragrâncias amadeiradas são caracterizadas por seus aromas quentes, terrosos e sofisticados. Elas são frequentemente compostas de notas amadeiradas, como sândalo, cedro e vetiver.
Perfumes amadeirados são geralmente mais adequados para homens, embora muitas fragrâncias unissex também se enquadrem nessa categoria.
As notas amadeiradas são confiáveis e maleáveis com uma composição que reforçam outros elementos de acordo com seu perfil olfativo.
Principais características
O aroma das madeiras varia muito entre as diferentes árvores. Algumas delas podem ter cheiro de alcatrão e fenólico, como o pau-guia, outras são austeras, como o cedro, outras ainda são cremosas, leitosas, aconchegantes e profundamente suaves, como o sândalo. Além das notas amadeiradas individuais que podem caracterizar toda a composição.
Embora algumas notas amadeiradas sejam produzidas por meios naturais, como maceração e destilação das lascas de madeira reais, várias outras notas, bem como algumas das que poderiam ser produzidas por meio do produto natural, são produzidas por síntese de laboratório, em razão da sustentabilidade, eficiência de custo e segurança. Vetiver e patchouli são exceções.
O vetiver é na verdade uma grama com um sistema de raízes intrincado, e o patchouli é a folha de um arbusto oriental. Os musgos compreendem um subgrupo, como o musgo de carvalho e o musgo de árvore.
O aroma dos musgos é insubstituível, pois têm um aroma amargo como tinta, com uma escuridão profunda e perturbadora, verde-escuro, replicando o chão da floresta durante o outono. Por essa razão, eles são muito usados como a espinha dorsal das famílias de fragrâncias chipre e fougère.

4. Notas cítricas
Os cítricos fornecem uma qualidade refrescante e efervescente às fragrâncias, respondendo pela nota de topo que costumam fazer cócegas em nossos narizes com prazer. Ao usar fragrâncias cítricas, é como sentir um dia gostoso e ensolarado, além de transmitir elegância.
A bergamota, por exemplo, é especialmente uma parte integrante da fórmula clássica dos cítricos. Na maioria das vezes, por cítricos na perfumaria, descrevemos todas as frutas hesperídicas que inclui as espécies cítricas, como laranja, tangerina, toranja, acerola, bergamota, limão, yuzu.
As essências cítricas são expressas ou expressas a frio na maioria dos casos para preservar seu frescor inerente. E, para obter os óleos essenciais cítricos, as cascas das frutas são prensadas a frio ou destiladas a vapor. Tal processo preserva os compostos voláteis que dão o aroma característico a cada fruta. É muito fácil identificar um perfume cítrico conhecendo a família olfativa.
A intensidade e persistência dos perfumes cítricos são mais leves e refrescantes, evaporando mais rapidamente, enquanto perfumes doces são mais intensos e persistentes.
