Reprodução/Pinterest
O estilo emo não está ligado somente à moda – é um estilo de vida presente nas séries, filmes, músicas e no dia a dia de muitos. Os emos surgiram nos Estados Unidos no final dos anos 90 e início dos anos 2000. As características principais do estilo são os piercings, roupas justas e escuras, maquiagens em tons dark e a franja cobrindo o rosto. O portal Grito do Rock detalha quais são as características mais marcantes:
- Cabelos pretos ou coloridos com franja lateral
- Rímel borrado (tanto em homens quanto em mulheres)
- Roupas pretas, calças skinny e tênis surrados
- Pulseiras de tachas e camisetas de banda
“Emo” nada mais é do que uma abreviação de “emotional” (emocional), que traduz a explosão de sentimentos e a intensidade emocional da tribo. Além da moda, os emos se encontraram principalmente na música, responsável por abordar temas como insegurança, autoconhecimento e criação de identidade. No Brasil, ganharam força bandas como Nx Zero, Restart, Fresno e Pitty.
Lá fora, se destacaram My Chemical Romance, Panic! At The Disco, Linkin Park e outros. Alguns definem o estilo emo como uma vertente do movimento punk-rock. Apesar da popularidade, os looks e outifts emo sofreram grande preconceito ao longo dos anos. Muitas vezes, os emos não eram vistos com bons olhos graças à sua estética dark e excêntrica.
O retorno da tribo

Em suma, é possível afirmar que o estilo emo nunca saiu realmente de moda – apenas se reinventou. Nos últimos anos, é possível perceber uma volta dos estilos populares dos anos 90 e 2000. Isso acontece por causa da nostalgia coletiva e o desejo de relembrar uma época vista de forma alegre e positiva pela maioria. A Geração Z e os Millennials cresceram em meio as tendências de moda, estilo e comportamento dos anos 2000.
O Tik Tok é a principal rede social onde a volta desses estilos tem sido estimulada. Vídeos de “Arrume-se Comigo” ou “Get Ready With Me”, por exemplo, fazem sucesso diariamente. Além disso, o hábito de relembrar coisas antigas ou retrô, vem crescendo e se destacando, estimulado pela ideia de se desconectar e reviver um mundo que não era tão tecnológico.
Como adaptar o estilo emo para 2025
Para montar um look emo, você pode explorar tecidos como couro, veludo e malhas. O preto é o protagonista, mas não precisa ser sem graça. Aposte nas t-shirts de bandas, estampas de caveiras, moletons e calças skinny ou calça xadrez. Para completar o outfit, use cintos grandes, piercings e braceletes.
A maquiagem não pode ficar de fora. Sombras escuras e esfumadas são as estrelas da vez. O delineado preto também é importante para o look, mas não é obrigatório.
(Sugestões segundo a Fashion à Porter)