Por que nos sentimos tão atraídos por certos perfumes?

Trata-se de uma pergunta importante, e sei que você já se perguntou em algum momento de sua vida, por que ama tanto perfumes e, dessa forma  se sentir atraída por uma fragrância, enfeitiçada por um frasco.

A resposta é sim. E saiba que são milhões de pessoas no mundo todo que ama perfumes, assim como você.

A pouco tempo, uma amiga me disse o seguinte sobre seu perfume preferido: “… a única desvantagem é que a fragrância não dura o suficiente; por que quero me enterrar nela!” Agora, por que algumas pessoas que se sentem instantaneamente atraídas por alguns perfumes e por outros não gostam nem um pouco. A resposta vai muito além de uma mera preferência pessoal. 

Certo é que a nossa atração por certos perfumes, na verdade, é uma mistura fascinante de biologia e psicologia. Como é? Isso mesmo! Dentro do contexto biológico, nosso olfato é incrivelmente poderoso e está intimamente conectado às nossas emoções e memórias. De maneira que, ao inalar um perfume, moléculas de odor passam pelo nosso olfato e estimulam células nervosas especializadas que são os chamados receptores olfativos. Esses receptores enviam sinais para o bulbo olfativo do cérebro, que faz parte do sistema límbico – que é a área do cérebro responsável pelas emoções, memórias e motivação

É por isso que certos aromas podem desencadear fortes respostas emocionais a nossa memória, uma vez que ativam regiões específicas do sistema límbico associadas a essas experiências. 

Nem a própria ciência consegue explicar completamente essa relação. É possível, contudo, que para reconhecer qualquer coisa, o cérebro busque lembranças que estão relacionadas a um fato do passado. Senão, o olfato somente registraria odores, sem saber exatamente do que são.

A verdade é que uma das funções mais importantes e mais conhecidas do olfato é estimular a memória. Aí está a chave para reconhecer nossa memória e, consequentemente, um fragrância inesquecível.

Veja só um exemplo: o cheirinho de um bolo saindo do forno, bem como o aroma que uma chuva de verão traz podem evocar conforto e nostalgia e fazer que venha à nossa memória boas lembranças.  Um bom exemplo que está muito de acordo como que falamos é o perfume Poême, da Lancôme.

Poême é um perfume feminino floral oriental que pode servir como um bom exemplo, com notas que contrastam doce e amargo. Especialistas em perfumarias são unânimes ao dizer que Poême foi criado como um poema de amor, um perfume que vai além das palavras. Em seus principais acordes é possível sentir que cada palavra é uma flor, e cada flor é um poema criado para expressar o que não pode ser dito.

Já dentro do contexto psicológico, nossas preferências por aromas específicos podem ser influenciadas por vários fatores, incluindo experiências passadas, histórico cultural e traços de personalidade individuais

Observe este exemplo: pode ocorrer a alguém que cresceu perto do oceano sentir fortemente inclinada a fragrâncias de inspiração em notas marinha, associando-as a memórias felizes da infância. 

Como o perfume aquático Light Blue, de Dolce & Gabbana que possui um colorido, fresco, floral e frutado reflete a sensualidade do estilo de vida mediterrâneo.

Cheiro e Emoção

Como o nosso olfato é bastante subjetivo, é natural que uma fragrância que agrada a uma pessoa pode não agradar a outra. Essa variação individual que ocorre nas preferências de aromas, é possível também ser influenciada por fatores genéticos. 

Estudos científicos mostram que a genética desempenha papel na determinação de nossa sensibilidade a certos cheiros e nossa probabilidade de apreciá-los. Ou seja, quer dizer que nossa atração por determinados perfumes é uma soma bastante complexa entre fatores biológicos e psicológicos.  

Cheiro e Emoção

Outra coisa, por nosso sentido estar mais intimamente ligado à memória, o olfato também é altamente emotivo. E a criação de perfumes deriva dessa conexão, com perfumistas desenvolvendo fragrâncias que buscam transmitir uma vasta gama de emoções e sentimentos, do desejo ao poder, da vitalidade ao relaxamento.

Como aconteceu com Shalimar, em 1925. O perfume recria uma história de amor eterno. Esta criação se tornou no maior sucesso de Jacques Guerlain. 

O perfume é homenagem à história de amor do imperador Shah Jahan e de Mumtaz Mahal, abrigados nos jardins de Shalimar. As notas olfativas estão entre a bergamota e a baunilha. Mas é preciso aqui mostrar que essa fragrância revolucionou os códigos olfativos e fundou a família das fragrâncias ambaradas

A lendária fragrância da Guerlain, Shalimar, é a “primeira fragrância âmbar em perfumaria que incorpora feminilidade inebriante e uma pitada do proibido”. A assinatura olfativa icônica de Shalimar deixa um rastro perfumado encantador acentuado com bergamota, baunilha e íris. (www.guerlain.com)

Conclusão

Ao usar um perfume que ressoa com você, certamente haverá um impacto bastante positivo e, com isso, você vai se sentir muito mais confiante.

Interessante dizer que um perfume pode deixar a sua marca, a sua impressão.

Em outras palavras, a fragrância pode ser a sua assinatura, pode moldar a percepção das outras pessoas sobre você.

Desse modo, ao escolher um perfume que você ama e que combina com sua personalidade será uma forma poderosa que vai causar um impacto positivo nas pessoas aonde quer que você vá.

Perfume: o sonho em sua forma mais pura

Escolhendo seu perfume: descubra os segredos das notas olfativas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *