
Há um momento na vida em que algumas pessoas pensam muito em manter a beleza da juventude. Essa é uma forte razão para que a medicina estética trabalhe para criar esse privilégio.
Nesse sentido, os procedimentos faciais emergem como aliados valiosos na jornada rumo à preservação da beleza e mantendo o vigor da juventude.
Com o auxílio do refinamento estético – conquistado por meio de muitas pesquisas e técnicas inovadoras e personalizadas – há uma verdadeira viabilização para uma mudança singular, capaz de restaurar não apenas a aparência, mas também a autoconfiança e o bem-estar emocional daqueles que buscam o privilégio da juventude.
Nessa segunda parte, o nosso blog, Diva da Beleza, lhe faz um convite:
Faça uma imersão no universo da melhor versão de si mesmo, no qual a ciência se entrelaça com a arte, culminando em uma expressão de beleza que tem como princípio a continuidade da juventude.
Por isso, venha conosco e explore as diferentes abordagens para conquistar um rejuvenescimento facial.
Boa leitura!
Procedimentos estéticos próximos a 35 milhões em 2023
O total de procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos aumentou 3,4% em 2023, chegando a 34,9 milhões. MOUNT ROYAL, N.J., 12 de junho de 2024 /PRNewswire/ — A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (International Society of Aesthetic Plastic Surgery – ISAPS) divulgou nesta semana, no Congresso Mundial da ISAPS, em Cartagena, os resultados de sua Pesquisa Global Anual sobre Procedimentos Estéticos/Cosméticos, mostrando um aumento maior de 5,5% nos procedimentos cirúrgicos, com mais de 15,8 milhões de procedimentos realizados por cirurgiões plásticos e 19,1 procedimentos não cirúrgicos. Nos últimos quatro anos, o aumento geral foi de 40%.
Quais são os procedimentos estéticos para rejuvenescimento facial?
Como um processo natural, o envelhecimento pode afetar todas as partes do corpo, incluindo, principalmente, a pele.
Das rugas na testa às olheiras, o envelhecimento da pele do rosto é, na verdade, a maior preocupação de muitas pessoas.
Isso porque a pele envelhece mais depressa e, portanto, buscar procedimentos de rejuvenescimento facial é comum para muitas pessoas; homens, mulheres e crianças.
O ideal é sempre conversar com o médico para saber qual será o procedimento mais adequado a você.
Quais são os sinais de envelhecimento do rosto?
Como foi discutido na primeira parte do nosso blog, o rosto de cada pessoa envelhece de forma diferente, contudo, há sinais reveladores de que a pele do rosto está perdendo um pouco de firmeza e elasticidade.
De acordo com os especialistas, um rosto jovem tem certas características que inclui, especialmente, pescoço e mandíbula definidos, pele firme, sobrancelhas altas, pálpebras curtas e um formato oval.
E os especialistas ainda acrescentam: o envelhecimento geralmente começa nas pálpebras e ao redor dos olhos; a pele ao redor dos olhos é a mais fina do rosto, por isso, à medida que uma pessoa envelhece, é possível notar olheiras, resultando em olhos fundos.
Algumas pessoas também desenvolvem inchaço sob os olhos, pele flácida ou excessiva nas pálpebras, ou rugas finas nos cantos dos olhos (pés de galinha).
Outro processo, os especialistas continuam, é em relação à gordura no rosto, que também começa a se mover para baixo, especialmente nas bochechas, de maneira que a pele pode ficar flácida ao redor do nariz, bochechas e linha do maxilar.
Isso posto, fica agora o conhecimento de que, no processo de envelhecimento, há o desenvolvimento de rugas, linhas e dobras, incluindo linhas de expressão profundas acima ou ao redor dos lábios.
Isso faz com que a gordura ao redor do maxilar e do pescoço desça, causando a papada.
Outros sinais comuns de envelhecimento facial incluem:
- alterações no contorno do rosto (parte inferior fica mais larga, rosto fica mais quadrado) e de pigmentação (descoloração da pele),
- poros maiores
- textura de pele opaca
- rosto menos definido
Como a pele envelhece?
A pele possui três camadas:
- epiderme
- derme
- hipoderme
Desse modo, a maioria das alterações cutâneas relacionadas à idade envolve a derme, que é a camada intermediária.
A derme contém muitas substâncias que mantêm a pele firme e lisa, como colágeno, elastina e ácido hialurônico.
De forma que, por volta dos 35 anos, há a perda dessas substâncias, tornando, assim, a pele flácida.
Há também uma camada de gordura sob a pele: a gordura subcutânea.
É ela que dá volume e definição ao rosto.
À medida que a pele perde colágeno, a elastina e outras substâncias que a mantêm firme, as bolsas de gordura ao redor das pálpebras, bochechas, têmporas e queixo se deslocam para baixo.
O que se percebe é o rosto com menos contornos e o desenvolvimento de rugas, linhas de expressão e flacidez.
Há maneiras de melhorar a aparência de um rosto envelhecido?
Há sim, tanto de forma não cirúrgica quanto cirúrgica.

Conheça alguns dos objetivos mais comuns para o rejuvenescimento facial:
- restauração do volume e o contorno do rosto,
- redução do aparecimento de rugas e olheiras,
- correção de rugas na testa e sobrancelhas caídas
- “segurar” a pele flácida ao redor do pescoço e do maxilar
- correção de alterações pigmentares
Para tanto, há alguns tipos de tratamentos estéticos.
São opções que ajudam a realçar e a rejuvenescer as características faciais.
Aqui, no nosso blog, vamos apresentar 8 tipos mais comuns de tratamentos estéticos faciais. Conheça-os.
8 tipos mais comuns de tratamentos estéticos faciais

1. Neuromoduladores injetáveis
Neuromoduladores, como a Toxina Botulínica
Trata-se de uma classe de tratamentos injetáveis que bloqueiam temporariamente os sinais nervosos para os músculos.
Isso faz com que se reduza a atividade muscular, relaxando a área tratada.
A eficácia é interessante, porque, no momento em que são injetados em músculos faciais específicos, os neuromoduladores podem reduzir o aparecimento de rugas dinâmicas, que são aquelas formadas por expressões faciais repetitivas, como franzir a testa, apertar os olhos ou sorrir.
Nesse sentido, as áreas de tratamento mais comuns são:
- a testa, onde as linhas horizontais podem ser suavizadas
- a glabela (entre as sobrancelhas) para linhas de expressão
- os pés de galinha nos cantos externos dos olhos
No momento em que há o relaxamento desses músculos, os neuromoduladores ajudam a suavizar as linhas existentes e a prevenir a formação de novas rugas, proporcionando uma aparência mais revigorada e jovem.
Quais são os benefícios?
- redução dos sinais de envelhecimento com o mínimo de tempo de recuperação e desconforto.
- resultados visíveis em poucos dias e podem durar vários meses, dependendo da resposta individual ao tratamento.
Caso o paciente seja jovem, os neuromoduladores podem ser usados, como ação preventiva, de maneira a retardar o aparecimento de rugas.
Contudo, é importante ressaltar que o sucesso desses tratamentos depende da habilidade e precisão do profissional, pois o conhecimento anatômico adequado e as técnicas de injeção são essenciais para evitar potenciais efeitos colaterais, como ptose da sobrancelha ou assimetria facial.
2. Preenchimentos dérmicos
Preenchimentos dérmicos são substâncias macias, semelhantes a gel, que são injetadas sob a pele.
Esse é um tratamento muito popular, se o desejo é adicionar volume e dar contorno ao rosto.
Já se sabe que o rosto perde gordura subcutânea, o que faz com que os músculos faciais trabalhem mais próximos da superfície da pele, tornando as linhas de expressão e os pés de galinha mais aparentes.
Por isso, os preenchimentos dérmicos podem completar essas linhas e vincos, restaurando temporariamente e oferecendo uma aparência mais suave e jovial.
Além disso, o procedimento pode adicionar volume a áreas como bochechas e lábios, e podem até ser usados para melhorar a aparência de cicatrizes recuadas.
Quais são os benefícios?
Ajudam a melhorar a hidratação e a elasticidade da pele, atraindo água para a área tratada e estimulando a produção de colágeno.
Isso acontece em razão do ácido hialurônico, uma substância naturalmente presente na pele, que ajuda a mantê-la firme e hidratada.
Os resultados podem durar de seis meses a dois anos, dependendo do produto usado, do tipo de pele e do estilo de vida do indivíduo.
O procedimento é uma opção não cirúrgica para o rejuvenescimento facial que oferece aos pacientes um tempo de recuperação mais rápido, com menos riscos do que procedimentos invasivos.
3. Terapia a Laser
Na estética facial, a terapia a laser lança mão da luz concentrada para tratar diversos problemas de pele.
Isso acontece em razão da energia do laser que é absorvida pela pele, onde pode ser usada para aquecer e remover ou remodelar tecidos.
Esse processo pode ajudar a melhorar a textura da pele, reduzir o aparecimento de linhas finas e rugas e uniformizar o tom da pele, tratando problemas de pigmentação.
Vale ressaltar que a terapia a laser é também eficaz para a remoção de pelos, além de ajudar a reduzir a visibilidade de cicatrizes, incluindo as causadas por acne.
Trata-se de uma opção versátil que pode ser adaptada às necessidades específicas do paciente, oferecendo uma gama de benefícios, desde rejuvenescimento até procedimentos corretivos.
Quais são os benefícios
Os benefícios da terapia a laser são múltiplos, por, inicialmente, ser um tratamento não invasivo que melhora significativamente a aparência da pele com tempo de recuperação mínimo.
Os pacientes geralmente podem retornar às suas atividades normais logo após o tratamento, tornando-se uma opção conveniente para quem tem uma vida agitada.
Vale lembrar que a terapia a laser também pode proporcionar resultados duradouros, com alguns tratamentos que podem durar vários anos.
É também um tratamento preciso, permitindo que os profissionais atinjam áreas específicas sem afetar a pele ao redor.
Desse modo, tal precisão a torna uma excelente opção para tratar problemas localizados da pele e obter uma tez mais uniforme.
É unânime o conceito de que a terapia a laser é uma prova dos avanços na medicina estética e que proporciona uma maneira segura e eficaz de tratar vários problemas de pele, com resultados efetivos.
4. Tratamentos de radiofrequência (RF) e ultrassom
Os tratamentos de radiofrequência (RF) e ultrassom são procedimentos não invasivos bastante populares na medicina estética por suas capacidades de rejuvenescimento e firmeza da pele.
A terapia de RF usa ondas de energia para aquecer a camada profunda da pele, conhecida como derme.
Esse calor estimula a produção de colágeno – proteína mais abundante no corpo, que confere firmeza e estrutura à pele.
Da mesma forma, os tratamentos de ultrassom usam ondas sonoras para fornecer energia às mesmas camadas profundas da pele, estimulando assim, a resposta regenerativa natural do corpo.
Ambos os tratamentos oferecem um aperfeiçoamento da flacidez da pele, reduzindo o aparecimento de linhas finas e rugas, além de melhorar a textura geral da pele, sem cirurgia ou tempo de recuperação significativo.
Quais são os benefícios?
- proporcionar um efeito lifting, semelhante ao de um lifting facial não cirúrgico, e
- melhoram a definição das características faciais.
Os pacientes optam por esse tratamento, uma vez que o desconforto é mínimo, fazendo assim com que o retorno às atividades seja rápido.
À medida que o corpo produz novo colágeno, os resultados podem se tornar ainda mais eficazes e pronunciados, tornando a aparência mais jovem e revigorada.
Esses tratamentos são adequados para pacientes que buscam uma alternativa menos invasiva aos liftings faciais tradicionais, e podem ser usados em diversas partes do rosto e pescoço para tratar uma série de problemas relacionados ao envelhecimento.

5. Peelings químicos
Peeling químico é, na verdade, uma forma de esfoliação que melhora bastante a aparência da pele.
Isso ocorre, porque o peeling remove as camadas mais externas de células mortas.
O procedimento pode ser em diversas dosagens:
- peelings leves que usam ácidos suaves como o alfa-hidroxiácido (AHA)
- peelings mais intensos que usam ácidos mais fortes como o ácido tricloroacético (TCA) ou fenol.
Os Peelings mais leves refrescam a pele e melhoram as condições de acne ou descoloração leve.
Já os Peelings mais profundos tratam problemas mais significativos, como rugas e cicatrizes mais profundas.
O processo envolve a aplicação da solução química na pele, o que faz com que ela esfolie e, eventualmente, descasque, revelando, desse modo, uma pele mais jovem e lisa.
Quais são os benefícios?
- aumentam a produção de colágeno da pele, resultando em uma pele mais firme ao longo do tempo,
- reduzem a aparência dos poros,
- equilibram o tom da pele
- melhoram a textura geral da pele.
A resposta ao procedimento é muito positiva.
Frequentemente, os pacientes relatam que a pele fica mais macia e suave após o procedimento.
Apesar de que o tempo de recuperação esteja associado aos peelings mais profundos, muitos pacientes consideram que os resultados compensam o tempo de recuperação.

6. Microagulhamento
Trata-se de um procedimento minimamente invasivo que envolve o uso de um dispositivo equipado com agulhas finas para criar pequenas perfurações na camada superior da pele.
Tal lesão controlada da pele desencadeia os processos naturais de cicatrização de feridas do corpo, resultando na renovação celular e no aumento da produção de colágeno e elastina.
Uma vez que o colágeno é uma proteína vital, ele ajuda a manter a pele com aparência jovem, com textura firme, lisa e elástica.
O microagulhamento é usado para tratar e melhorar condições como:
- cicatrizes de acne
- linhas finas e rugas
- flacidez cutânea
- textura da pele
- tamanho dos poros
- manchas marrons
- estrias
- problemas de pigmentação
Quais são os benefícios?
- pode ser potencializado pela aplicação de agentes tópicos, como ácido hialurônico ou vitamina C, que penetram mais profundamente na pele devido ao tratamento.
- é notado certo brilho imediato na pele
- mudanças visíveis se desenvolvem ao longo de vários dias e semanas.
- procedimento seguro para a maioria das pessoas com boa saúde geral e com problemas de pele específicos que não responderam a tratamentos caseiros ou outros procedimentos dermatológicos, como peelings.
- o tratamento pode não ser adequado a gestantes e pessoas com certas doenças de pele, como psoríase ou eczema, feridas abertas, que fizeram radioterapia recentemente ou são propensas a cicatrizes na pele.

7. Terapia com Plasma Rico em Plaquetas (PRP)
No campo da medicina regenerativa, a Terapia com Plasma Rico em Plaquetas (PRP) é um tratamento estético facial inovador.
O procedimento usa mecanismos naturais de cura do corpo e envolve a coleta de uma pequena amostra de sangue do paciente, que é então processada em uma centrífuga para isolar o plasma rico em plaquetas.
Essas plaquetas são componentes essenciais no processo de cicatrização de feridas, pois liberam fatores de crescimento que estimulam a regeneração dos tecidos e a produção de colágeno.
Uma vez injetado na pele, o PRP pode melhorar
- a textura da pele
- reduzir linhas finas
- promover o rejuvenescimento facial geral
O PRP é também usado em outras áreas da medicina, como a ortopedia, para auxiliar na cicatrização de lesões.
Quais são os benefícios?
- uso de material biológico do paciente, reduzindo o risco de reações alérgicas ou rejeição.
- o tratamento é descomplicado e pode ser realizado em uma clínica médica com tempo de recuperação mínimo.
- os pacientes frequentemente recorrem ao PRP por sua capacidade de melhorar naturalmente a qualidade da pele, resultando em uma tez mais jovem e radiante.
- eficácia na restauração capilar, na qual há o estímulo do crescimento dos folículos capilares, tornando-se uma opção versátil para aplicações estéticas e terapêuticas.
- a terapia prova dos avanços na medicina estética
- oferece maneira natural e eficaz de aproveitar as capacidades de cura do próprio corpo para aprimoramento estético e rejuvenescimento.
7. Fios PDO
O Lifting com Fios de PDO, também conhecido como lifting com fios, é um procedimento que proporciona um lifting sutil, porém visível, da pele.
Ao contrário de remover cirurgicamente a pele flácida do paciente, o médico suspende a pele e costura partes dela.
Com isso, a pele é puxada ligeiramente para trás, levantando e tensionando o rosto.
Além disso, os fios combatem o envelhecimento de outra forma: provocando a “resposta de cura” do corpo e fazendo com que o corpo direcione grandes quantidades de colágeno para as áreas tratadas.
Importante notar o devido papel que o colágeno desempenha no processo de envelhecimento.
É sabido que o colágeno auxilia no suporte de “fatores de crescimento” que influenciam bastante a condição da pele.
Ademais, ao serem usados para levantar a pele, os fios atuam como suportes para a pele, ajudando a protegê-la contra os efeitos da gravidade.
Vale dizer que os fios são inseridos sob a pele em áreas estratégicas e podem ser ajustados e tensionados conforme necessário e oferecem resultados imediatos.
Os fios de PDO são elaborados com o mesmo material que a medicina usa já há algum tempo, sendo absorvidos.
Isso significa que não é preciso sua remoção posteriormente.
O procedimento geralmente é realizado com anestesia local e, devido à sua natureza não invasiva, o tempo de recuperação é mínimo.
Quais são os benefícios?
- excelente alternativa para quem deseja uma aparência mais jovem sem a necessidade de cirurgia
- maneira eficaz de prolongar a necessidade de procedimentos mais invasivos

O rejuvenescimento facial, especialmente os procedimentos invasivos, ganharam bastante popularidade, em todos os continentes.
Como foi visto, os procedimentos invasivos mais requeridos pelos pacientes são aqueles que incluem preenchimentos de tecidos moles, tratamentos a laser e metodologias de endurecimento da pele baseadas em radiofrequência ou ultrassom.
Entre os procedimentos não invasivos, as abordagens térmicas e as aplicações tópicas são preferidas.
Entretanto, efeitos adversos como dor, inchaço e eritema são esperados, bem como são também comumente associados a esses procedimentos.
Ademais, é preciso enfatizar que o sucesso desses tratamentos depende da habilidade e precisão do profissional, pois o conhecimento anatômico adequado e as técnicas de injeção são essenciais para evitar potenciais efeitos colaterais, como ptose da sobrancelha ou assimetria facial.
Por esses motivos, o ideal sempre é o paciente ter uma conversa franca com o seu médico para assim, estabelecerem juntos qual será o melhor procedimento.
A estética, a beleza e o bem-estar fazem parte do nosso blog.
E como esse é um assunto demasiado longo, haverá ainda mais uma parte bastante interesse.
Por isso, continue com a gente, para assim, quem sabe, se decidir por um belo procedimento estético e deixar a beleza e a harmonia fazerem parte da sua vida.
Até mais!