Um novo mercado de consumo masculino

Em nosso post de hoje, vamos examinar uma transformação muito grande que está a acontecer à nossa volta: os cuidados pessoais masculinos.

É inegável que o mundo da cosmética não se limita apenas às mulheres, pois, hoje, os homens dão destaque ao uso de produtos cosméticos para cuidados pessoais.

E um dos principais impulsionadores dessa mudança pessoal são os influenciadores de beleza masculinos.

Plataformas como o TikTok e YouTube se tornaram salas de aula digitais de cuidados pessoais, nas quais criadores compartilham de tudo:

  • de dicas simples de cuidados com a pele, até
  • análises aprofundadas de produtos.

Esses influenciadores estão normalizando o autocuidado e remodelando a forma como os homens veem a beleza e o bem-estar, tornando-os mais desejosos de se cuidarem, por isso os homens enfrentam até alguns preconceitos.

Há também outros fatores que apontam para esta mudança.

Estudos recentes mostram que há um aumento no interesse por produtos cosméticos por parte dos consumidores masculinos.

De fato, há um crescimento neste setor.

Isso demonstra uma mudança no comportamento dos homens em relação a produtos cosméticos e o surgimento de um novo tipo de homem.

A primeira marca a descobrir o nicho

Comparados aos produtos femininos, os cosméticos masculinos são poucos.

Contudo, algumas marcas bastante conhecidas do universo feminino começaram a enxergar esse mercado como um nicho e passaram a desenvolver produtos específicos para homens.

A L’Oréal foi a primeira marca a desenvolver essa ideia, criando, ainda nos anos de 1980, a primeira linha de produtos para homens conhecida como “Biotherm Homme”.

Como foi pioneira neste segmento, a L’Oréal lançou essa linha, de maneira a fazer com que os homens entendessem que eles também precisam cuidar da pele, dos cabelos; que o autocuidado é também muito importante para os homens.

Em decorrência, criou-se um espaço que evoluiu para um cenário de produtos diversificados e especializados.

Atualmente, as marcas estão expandindo suas ofertas para atender às necessidades específicas dos consumidores masculinos.

Essa evolução nos hábitos de higiene masculinos representa uma oportunidade significativa para as marcas se posicionarem diante desse cenário no qual estão consumidores masculinos mais informados e comprometidos.

A expansão do mercado

Em 2024, o mercado global de cuidados pessoais masculinos atingiu cerca de 90 bilhões de dólares, e a expectativa é que chegue a 120 bilhões até 2028.

Ademais, a expectativa não se restringe a meros produtos e, sim, a produtos melhores, a produtos de excelência.

Nova postura do homem consumidor

O consumidor masculino de hoje é diferente.

Ele sabe que é preciso ler rótulos, observar a lista de ingredientes.

Há alguns consumidores que optam por soluções à base de plantas, produtos orgânicos e de origem sustentável.

No tocante, 70% dos homens, hoje em dia, preferem fórmulas de higiene pessoal feitas com ingredientes naturais ou orgânicos, e a Geração Z lidera este caminho.

A mudança foi muito grande.

O homem se preocupa muito mais com sua higiene diária, o que tornou para ele um ritual e que muitas vezes é compartilhado em plataformas sociais, o que incentiva ainda outros homens a irem pelo caminho da estética e autocuidado.

5 principais tendências de cuidados pessoais masculinos

Tendência 1:

São os homens da Geração Z o carro chefe da revolução com os cuidados com a pele

Essa tendência revela um grupo cada vez mais aberto e criterioso em relação aos cuidados com a pele e, principalmente, está experimentando diferentes tipos de marcas.

Tendência 2:

Domínio do E-commerce

Os homens consumidores agora estão usando seu tempo para buscas e orçamentos de beleza.

E, como cuidar de si mesmo é muito bom, além dos produtos para cuidados com a pele e cabelos, os consumidores masculinos também migraram para fragrâncias.

Prova disso é o crescimento de pedidos de fragrâncias masculinas no E-commerce.

Tendência 3: Há crescimento de fato?

Sem dúvida, os cuidados pessoais masculinos podem ser um mercado difícil para as marcas.

Embora seja possível sentir o crescimento do mercado de produtos masculinos, é preciso, contudo, mais investimento de marcas para atrair os homens.

A categoria de beleza e cuidados com a pele já é um mercado consolidado, por isso, o investimento no setor masculino merece atenção e cuidado para chegar a se tornar como o mercado de beleza feminino.

Tendência 4: todos os homens querem se cuidar

Interessante o cenário que está a emergir.

A busca por produtos de beleza masculinos chega a ser até complexa.

Isso porque são homens de todas as faixas etárias.

Assim como as mulheres, não importa a idade, o grau de instrução ou a profissão; todos os homens querem se cuidar.

Tendência 5: O estabelecimento do mercado

O segmento de cuidados pessoais tem visto a busca por itens essenciais do dia a dia para rotinas de autocuidado mais sensoriais e baseados em rituais, de desodorantes corporais a produtos de limpeza de pele e cabelo.

E em desodorantes e antitranspirantes, isso está funcionando particularmente bem como uma forma de conquistar consumidores masculinos e incentivá-los a comprar produtos os quais eles já tinham costume e poder assim avançar e comprar os tão preciosos dermocosméticos.

Conclusão

O bem-estar masculino está se tornando mais holístico e natural.

O homem hoje não que ter apenas uma boa aparência, é muito mais.

O homem anseia também por se sentir equilibrado física, emocional e mentalmente.

E nada melhor do que o autocuidado para atingir esse contentamento.

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